
Finalizando a Mostra Brasileira do Festival de Gramado, Diário de Uma Busca, da diretora Flávia Castro, é um olhar pessoal que percorre a trajetória de se pai durante a ditadura militar até sua misteriosa morte. Celso Afonso Gay de Castro foi um militante que envolveu sua família nos combates e fugas necessários neste complicado período que o país vivenciou. Flávia mostra em seu filme a reconstrução da memória que possui desta época, passando pelos países no qual morou e os locais importantes onde esteve com os pais e o irmão.
Chile e Argentina envolveram a infância de Flávia de reuniões, companheiros, partidos e todo um vocabulário desconhecido para ela naquela fase de sua vida. Brincava com o irmão de imitar os pais em seus encontros secretos enquanto aprendia a conviver com o estranho dinamismo em que vivia. Os retalhos de suas lembranças são preenchidos por uma pesquisa que passa não somente pela mãe, também militante, como também amigos e conhecidos de Celso.
A produção se assemelha muito com o chileno “Mi Vida Com Carlos”, que também passou pelo Palácio dos Festivais nesta semana. Porém, apesar de German Berguer fazer algo parecido com o que Flávia fez, sentimos na obra brasileira uma filmagem da relação entre pai e filho diferente, já que Flávia viveu os conflitos pelos quais sua família passou e German não chegou a conhecer o pai.
Como filha, conduz sua imagens através de seus olhos infantis com uma construção muito bem feita de imagem e subjetividade. Fala e conversa como mulher adulta, em um trabalho que resgata não só sua própria história mas também a de toda uma geração que sofreu com o golpe, o exílio, enfim, os complicados anos entre 60 e 70.
Os mistérios que envolvem a morte de Celso, que supostamente matou um companheiro e se suicidou logo após em um assalto, não são desvendados em “Diário de Uma Busca”. Por mais que, em certos pontos se assemelhe à uma investigação policial, temos um pequeno pedaço de sofrimento chamado ditadura transformado em arte para o cinema. Mais uma imperdível aula de história.
