quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Entre Espiões e Traidores [Especial Alfred Hitchcock]


Já chegando no fim de sua carreira, Alfred Hitchcock se reúne com uma equipe renovada para dirigir Topázio (Topaz, 1969), baseado em um livro homônimo de Leon Uris. Desta vez, o Mestre do Suspense trabalha um típico filme de espionagem americano.

CapaTopaz

Em uma boa mistura de cenas documentais e ficção, voltamos à 1962 para seguir os passos de André Devereaux (Frederick Stafford), um espião francês com a missão de desvendar os planos soviéticos no famoso caso da Crise dos Mísseis de Cuba, ao mesmo tempo em que tenta desbancar um misterioso traidor. Já que é uma produção estadunidense em plena guerra fria onde até mesmo o agente francês luta pelos ideais norte-americanos, não há motivos para esperar imparcialidade. O que também nem vem ao caso. O ideal é se deixar envolver pela trama, sem posicionamentos políticos ou verdades absolutas. Falemos de cinema.

topaz4

Não há nada de muito novo no enredo de Topázio, porém ele tem uma abordagem técnica incomum para o gênero. Basta imaginar um filme de James Bond dirigido por Hitchcock. O roteiro é muito trabalhado nos detalhes e tenta envolver na medida em que confunde e choca o espectador. A utilização do jogo de câmeras e do zoom como ferramenta de suspense não são deixados de lado e aparecem como pontos fortes da película. Eles ajudam em um clima de tensão que somente é quebrado por cenas de ação, tiroteio e correria.

topaz2

Os atores em geral, mesmo que sejam vários e que em sua maioria tenham poucas aparições, são seguros. Karin Dor, que interpreta a cubana Juanita de Cordoba, é espetacular, levando com precisão uma personagem capaz de mostrar inúmeras facetas. John Vernon (Rico Parra) dá uma aula sobre como fazer um vilão clássico, cheio de idealismos e de moral conturbados. A utilização de várias nacionalidades na composição do elenco também dá um tom especial, firmando a proposta do trabalho.

topaz3

O filme nos presenteia com uma coleção de cenas marcantes, como a belíssima morte de Juanita e os espiões cubanos torturados. O projeto foi uma das mais difíceis realizações do diretor, por utilizar várias locações e ter um elenco muito extenso, fazendo desta, uma das suas maiores produções. Infelizmente, todos esses luxos deixaram alguns momentos do longa um tanto confusos, o que culminou em uma queda de qualidade e de apreço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...