
O segundo filme na mostra competitiva latina do Festival de Gramado foi a simpática produção argentina La Vieja de Atrás ("A Velha dos Fundos", em tradução livre). Dirigido por Pablo Meza, de "Buenos Aires 100Km", é mais uma prova de que nuestros hermanos dominam a técnica cinematográfica. Como se a gente já não soubesse...
A trama mostra um breve período da vida de Rosa (Adriana Aizemberg, de "O Abraço Partido"), a tal velha solitária, de 81 anos, que mora no apartamento dos fundos. Ao ficar presa no elevador com seu vizinho de porta, Marcelo (Martín Piroyansky, do aclamado "XXY"), um garoto do interior que foi estudar medicina na capital, descobre que ele está indo embora, de volta para seu povoado, já que perdeu seu emprego e seus pais não podem ajudar. Ela, então, acaba se aproveitando da situação e o convida para morar em seu apartamento, exigindo apenas que ele a faça companhia.
Com a possibilidade de poder continuar seus estudos sem gastar com aluguel ou comida, ele decide aceitar. Acaba descobrindo, no entanto, que aturar as manias da velha não seria tão fácil assim, e sua personalidade fechada acaba entrando em conflito com a exigência de constante comunicação da parte de Rosa. Marcelo vive perdido em suas dúvidas, entre continuar na universidade ou voltar à terra natal para ajudar os pais, sem amigos, a não ser a idosa, e carregando uma desilusão amorosa.
O filme traz uma bela história, não só dos choques entre as gerações, mas também dos conflitos pessoais dos jovens que são obrigados a deixar tudo para trás em busca de sua própria vida, mas às vezes não encontram nada em seu destino.
Um sentimento vazio, de não pertencer a lugar nenhum, que está cada vez mais presente no cinema contemporâneo. Um filme universal, muito bem dirigido, escrito e fotografado. Com atuações simples e, ao mesmo tempo, profundas.
