
Falar de Hitchcock é ter na cabeça pelo menos uns 5 grandes títulos representativos. Um deles, com certeza, é a tão falada produção Os Pássaros (The Birds, Estados Unidos, 1963). Neste filme o diretor transforma a tensão da narrativa em um de seus maiores trabalhos com o gênero que lhe acompanha: o suspense. Além disso, converge a unidade narrativa para um resultado surpreendente para o espectador desprevinido, acostumado com estruturas pré-determinadas.
Baseada em um conto homônimo da escritora britânica Daphne Du Maurier, a trama conta a história de uma pequena cidade chamada Bodega Bay, na Califórnia, que sofre um inexplicável ataque de pássaros. Melanie Daniels (Tippi Hedren), uma mulher de San Francisco, após conhecer Mitch Brenner (Rod Taylor), parte para esta cidade em busca do homem que tanto lhe agradou.
A personagem de Tippi é extremamente curiosa. Não somente mais uma típica fêmea do mestre, a voluntariosa e desenvolta loira concentra à sua volta grande parte do clima do filme. Sua evolução acompanha os estranhos acontecimentos relacionados à tragédia que tanto angustia os moradores de Bodega Bay e constrói no espectador uma jogada de associações muito interessantes. Sem contar que, o fechamento, quebra toda e qualquer expectativa de resolução do conflito.
Duas passagens merecem a atenção do público: o momento em que Melanie encontra-se em um restaurante e o desespero toma conta dos presentes ao discutir o deliberado ataque dos animais; e uma das cenas próximas do último ato, na qual a casa de Mitch permanece toda em silêncio ao tentar se proteger. Ambos os casos mostram a utilização dos efeitos sonoros na manipulação do clima. Em um insuportável bate boca e em um silêncio angustiante, o diretor consegue chegar ao mesmo ponto de contato com o público de maneiras distintas. Falando dos magistrais efeitos sonoros, é importante lembrar que o filme não conta com um trilha sonora clássica, ou seja, não são utilizadas músicas propriamente ditas.
Os Pássaros foi indicado ao Oscar na categoria de melhores efeitos especiais e ganhou o prêmio Edgar Allan Poe na categoria de melhor filme. Sem escalar nenhuma nota para a película, deixa-se a categorização de lado para a simples análise dos fatos. O cara sabia o que estava fazendo.