sábado, 28 de agosto de 2010

Identidade Equivocada [Especial Alfred Hitchcock]


Nossos documentos – certidão de nascimento, passaporte, RG, CPF, habilitação de motorista – comprovam nossa identidade. E se estes de uma hora para outra perdessem o valor? O que fazer, então, quando te confundem com outra pessoa que está longe de ser encontrada? Pior, e se ela nem existir? Este é o dilema de Roger Thornhill (Cary Grant) em Intriga Internacional (“North by Northwest”, Estados Unidos, 1959), de Alfred Hitchcock.


Na movimentada Nova York, Thornhill era apenas mais um publicitário com sua vida ocupada, quando em um jantar no Oak Room, ele é confundido com o espião George Kaplan. Capturado então por dois gângsteres, ele é levado para a luxuosa mansão do mafioso, Phillip Vandamm (James Mason) e ameaçado de morte, caso não coopere. Ele consegue fugir, mas com a máfia a sua procura, a C.I.A. envolvida e ainda a linda Eve Kendall (Eva Marie Saint) para preocupá-lo, Thornhill luta manter-se vivo e encontrar Kaplan sozinho.


Com enquadramentos incomuns, a fotografia de Robert Burks é muito interessante. Repleta de planos plongés e reflexos, o espectador obtém uma ótima noção de espaço. Adicionando a trilha de Bernard Herrmann, temos então o cenário perfeito para incríveis perseguições de carro, de avião (daquela famosa cena consagrada pelo filme) e ainda a pé nos bustos dos presidentes americanos no Monte Rushmore.


Apesar do suspense, o roteiro de Ernest Lehman, indicado ao Oscar de melhor roteiro original, é extremamente humorístico, incluindo cenas ótimas, como na delegacia quando Thornhill liga para sua mamãe ou no leilão, quando ele dá um escândalo para fugir da máfia. Erros de identidades são um tema comum nos longas de Hitchcock, como também nos de Cary Grant, que lidou com isto em “Charada” (“Charade”, 1963) ao lado de Audrey Hepburn. Uma curiosidade é que o nome verdadeiro do ator é Archibald Leach. Naquela época, o estúdio achou que seria melhor mudar seu nome para um com as mesmas iniciais que os outros dois galãs, Gary Cooper e Clark Gable, surgindo assim seu pseudônimo Cary Grant.


Intriga Internacional é classificado pelo American Film Institute como o 55º na lista de melhores filmes de todos os tempos e o 7º na categoria thriller. Com sua trama atemporal e envolvente, ele é certamente um daqueles filmes que todos devem assistir.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...