Ultraman é um dos super-heróis japoneses mais famosos do mundo, com inúmeras séries de TV desde 1964. Comemorando 40 anos da franquia, foi lançado o longa metragem Ultraman: The Next (Japão 2004), uma adaptação livre dos primeiros episódios para televisão. O objetivo não é agradar as crianças, mas sim aos pais com grande dose de nostalgia.
O piloto de caça Shunichi Maki (Tetsuya Bessho) está prestes a tomar uma difícil decisão. Seu filho pequeno, Tsugumu (Ryohei Hirota), sofre de uma rara doença. Assim, ele pede afastamento da Força Aérea para ficar mais tempo com a família. Durante a última missão, seu jato colide com um meteoro radiante, mas milagrosamente nada acontece. Fato similar aconteceu com Udo (Kenya Osumi), mas este está começando a se transformar numa espécie de monstro. Será que vai acontecer o mesmo com Shunichi?
Tudo que você conhece por super heróis japoneses está aqui: pessoas fantasidadas, monstros gigantes, maquetes reproduzindo cidades, roteiro simples, etc. Em contrapartida os cenários são mais sombrios e realistas do que os tradicionais, além de haver duas subtramas dramáticas que extraem um lado mais humano dos personagens. O objetivo é realmente atrair o público dos anos 60.
Destaque para a trilha sonora ao estilo rock com riffs de guitarra, dando ótimo ritmo para as cenas de ação. Como esperado, as partes em computação gráfica deixam a desejar, com movimentos artificiais do Ultraman, assim como o monstro “The One”, chegando a ser engraçado em alguns momentos.
Ultraman: The Next pode ser considerado por muitos um filme dispensável e trash. Mas se você amava a série original exibida por aqui nos anos 70, e está acostumado com efeitos mal feitos (que cá entre nós, é até um charme) talez algumas tímidas lágrimas de emoção apareçam.