quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Rebeldia Colorida [Festival do Rio]



Falando sobre rebeldia, liberdade e romance adolescente, o musical dinamarquês “Bora Bora” (2011) segue os passos da trilogia norte-americana High School Music, mas consegue se sobressair em alguns quesitos.


O longa, um dos destaques da "Mostra Geração" do Festival do Rio 2011, nos apresenta a bela Mia, uma adolescente de 15 anos que se revolta com a vida. Ela odeia a escola, onde é alvo de bullying, e não suporta as cobranças da mãe. A única coisa que consegue satisfazê-la é correr sem rumo. Após uma briga boba, Mia foge de casa e vai parar no centro de Copenhague, onde conhece Zack. O garoto é membro de uma gangue juvenil especializada em pequenos furtos e introduz a menina neste mundo onde saber correr é essencial.


Com um forte apelo teen, desde a fotografia até as coreografias, a produção se traduz em um aglomerado de clipes muito mais do que em um longa musical. A trilha explora ritmos entre o pop, hip-hop e eletrônico. A direção de arte e figurino mostra forte influencia da cultura anime-japonesa, o que também pode ser notado na edição do filme, que evidencia claras inspirações no videogame. A arte é forte e colorida, com gravatas borboleta gigantes e terninhos blilhantes além do bom e velho "cabelinho". “Bora Bora” apela para o já batido confronto com adultos, o que é sucesso garantido para parte expressiva do público adolescente e infantil. Mesmo assim, o campo é muito mal explorado, dando vazão a uma rebeldia sem sentido e abrindo mão de explicações morais bem articuladas.


O filme também ganha destaque pelas propagandas evidentes e contínuas, que aparecem sem a preocupação de afetar a própria obra. Pela arte, roteiro e atores, a produção dinamarquesa é superior à irmã norte-americana (High Scool), porém, trocando um romance meloso por uma rebeldia melodramática, “Bora Bora” não tem coreografias das melhores e ínsita um conflito desnecessário entre jovens e sociedade, muito mal amenizado na conclusão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...