
Eis que, finalmente, chega ao Brasil uma das melhores comédias do ano: Paul - Contatos Imediatos Com Essa Figura (Paul, EUA/Inglaterra, 2011). Infelizmente ainda não se trata de uma longa estreia nacional (que segue com data indefinida), mas suas oito sessões no Festival do Rio 2011 já vão ser suficientes pra arrancar risadas de muita gente.
Criado pela dupla de humoristas ingleses Simon Pegg e Nick Frost (de "Todo Mundo Quase Morto") e dirigido por Greg Mottola (de "Superbad - É Hoje!"), o filme conta ainda com Jason Bateman, Kristen Wiig e o excelente Seth Rogen, este último dando voz ao personagem título. Paul, aliás, é um alienígena capturado há anos pelo governo americano que se deixou aprisionar durante todo esse tempo, mas decidiu aproveitar uma oportunidade de voltar pra casa.
Tudo começa durante uma atrapalhada tentativa de fuga do "monstrinho", que rouba um carro mesmo sem saber dirigir e acaba capotando bem na frente do traiker dos nerds ingleses Graeme e Clive, que depois de participar da ComicCon, em San Francisco, decidiram fazer um tour rodoviário pelo deserto americano em busca da famosa Área 51.
O tom ácido e sarcástico do filme, típico do humor de Pegg e Frost, pode desagradar aos mais puristas, mas suas ironias críticas são garantia de diversão para os mais desapegados de certos moralismos. Muito bem resolvido tecnicamente em todos os aspectos, o filme ganha pontos principalmente por não levar nada a sério, sequer a si mesmo. Não recomendado para crianças e religiosos, mas obrigatório para todos que gostam de rir um pouco mais sem preconceitos.
