sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Garoto que Encanta [Festival do Rio]



Quem lê a sinopse de O Garoto que Mente (“El Chico que Miente”, Venezuela/Peru, 2011) provavelmente acha que vai se deparar com um pesado drama familiar. Talvez isso se confirme em alguns momentos, mas o mais interessante no filme de Marité Ugás é sua leveza e humor, capaz de encantar adultos e crianças.



O filme conta a história de um menino viajando sozinho pela costa venezuelana. Para comover as pessoas, ele inventa diversas histórias sobre como seus pais morreram em um deslizamento, e a história vai mudando a cada nova pessoa que ele encontra. Mas, paralelamente à viagem, conhecemos o menino ainda morando com seu pai, em um prédio semidestruído por um deslizamento ocorrido na Venezuela em 1999. As duas histórias se confundem na cabeça da criança e aos poucos descobrimos que sua jornada vai além de uma viagem.



A atuação do menino - que não, não tem nome - (Ikér Fernandés) é muito boa. Ele parece agir naturalmente durante as cenas o que, claro, é marca de uma grande atuação. Além disso, mesmo enganando as pessoas, sua atuação é tão doce que simplesmente conquista o público. Os personagens secundários também estão muito bons, com destaque para Aldrin Sterling, outro grande mentiroso que o menino encontra em sua viagem.




Uma história emocionante sem se deixar levar por clichês piegas e alterna o drama e humor de uma maneira bastante natural. Isso é O Garoto que Mente um programão para emocionar e divertir a família inteira. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...