
Você conhece um jogo chamado futebol? Ele é jogado com uma bola e o objetivo é passá-la por duas barras no fundo de cada lado do campo, que são chamadas de gols. E no meio delas, ficam o goleiro, quem impede a bola de passar pelo gol, o que dá um ponto pro time inimigo. Isto tudo pode soar muito natural hoje em dia - e sim, é muito mais complexo - mas para os alemães isto era pior do que grego em 1874. Lições de um Sonho ("Der ganz große Traum", Alemanha, 2011), dirigido por Sebastian Grobler, conta a história de como o esporte ganhou fama na Alemanha do Império.
Konrad Koch (Daniel Brühl) é o novo professor de inglês da Academia de Meninos. Novo e primeiro professor de inglês da escola, já que o país está em desavenças com os britânicos, o que faz a vida do jovem professor muito mais difícil. Depois de tentar atrair os meninos através da literatura, Konrad finalmente chega a uma solução: o futebol. O jogo inglês traz uma camaradagem desconhecida entre os colegas, mas quebra com as essenciais regras de obediência e ordem da escola, o que leva o professor a uma audiência com a reitoria e até com o governo!
Com um elenco liderado por grandes nomes do cinema alemão, acompanhado por ótimos atores mirins, o filme conta sobre as origens de um esporte tão presente em nossas vidas. Mas não só isso, parecido com "Sociedade dos Poetas Mortos", o filme mostra como um professor inspirador pode mudar a vida de seus alunos.
