quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Negros Estereotipados


Spike Lee costumava ser um diretor importante, revolucionário, relevante... Mas isso tudo em um passado bem distante. Agora, os seus filmes amargam péssimas bilheterias e ainda são mal falados, ou simplesmente ignorados pela crítica. Verão em Red Hook ("Red Hook Summer", EUA, 2012) talvez represente o ápice de seu fiasco. Tudo no filme é ruim ou extremamente forçado. Tudo mesmo!


Alçado à fama na década de 80, Spike Lee foi considerado a voz da comunidade negra por brilhar em filmes clássicos como "Malcolm X" e "Faça a Coisa Certa". Até aí tudo bem. O problema é que o diretor começou a se repetir muito e sua marca perdeu a força que outrora possuía. As pessoas já sabiam o que esperar de Spike Lee... E isso não é bom. Seu cinema caiu em um comodismo sem fim.


Para quem já foi considerado a voz da comunidade negra, Verão em Red Hook é simplesmente lamentável. O filme é um desfile de negros estereotipados falando e agindo como se fossem black bitches. As atuações são tão caricatas que os personagens até parecem que saíram de algum episódio de "Todo Mundo em Pânico".


O roteiro é lamentável, as atuações péssimas e direção horrível. Parece que Spike Lee não se esforçou o suficiente para fazer um bom filme. Aliás, quem teve a coragem de escalar o jovem Jules Brown para protagonizar o longa? Eu acredito que esse garoto possa ser trapezista, camelô, espião da CIA... Mas ator ele não é. Simples assim.


Após fracassar feio com este longa e o seu "Milagre em Sta. Anna", Spike Lee parece ter finalmente aprendido a lição. Ele dirigiu um bom documentário sobre Michael Jackson e estará de volta aos cinemas no remake de "Oldboy" e na continuação de "Plano Perfeito". Esperamos ansiosamente que o futuro do diretor seja melhor que o seu presente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...