segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Olhando a Vida Profundamente



Filmes de dramas familiares são relativamente comuns, mas As Coisas Simples Da Vida (“Yiyi”, Taiwan – 2000) surpreende por conseguir abordar questões aparentemente banais de forma profunda. Sabe aquele momento em que você é obrigado a tirar uma foto em família e dá aquele sorriso plástico fingindo que tudo está bem? Todo mundo PARECE feliz, mas a verdade é bem diferente disso. Dirigido por Edward Yang.


NJ Jian mora com a esposa, os dois filhos e a sogra já idosa. Sua vida de classe média parece estável, mas alguns problemas comuns irão iniciar uma crise. Sua sogra sofre um derrame e entra em coma, abalando sua esposa emocionalmente. A firma na qual é sócio corre risco de ir à falência, e ele é obrigado a ir ao Japão negociar com uma grande empresa. Ele reencontra Sherry, seu primeiro amor de infância. Seus filhos têm dificuldades na escola, sendo que um deles enfrenta os problemas comuns da adolescência.


O longa fala sobre o ciclo natural da vida: nascimento, escola, amores, trabalho, relações familiares, e morte. Impressiona como Edward consegue fazer o espectador se envolver com a trama, que na teoria tem tudo para ser tedioso, mas na prática tudo é muito bem executado. Inúmeras cenas ficam grudadas em nossa mente até atribuirmos um sentido a ela.


Edward ainda faz uma crítica a cultura mainstream norte americana, sendo um dos momentos mais cômicos do filme. O filho de NJ Jian, Yang-Yang, está com fome e não quer comer em nenhum outro lugar a não ser o Mc Donalds. Nada faz o garoto mudar de ideia, até que o pai desiste de convencer o filho e enquanto o garoto devora um Cheeseburguer, Jian fica com o rosto de decepção e Yang Yang sorridente.


As Coisas Simples da Vida é daqueles longas que muitos considerarão “para a vida inteira”. Poético, múltiplo interpretativo, de sensibilidade única, e tem todos os pontos muito bem trabalhados. É simplesmente o filme que todo cineasta gostaria de ter em seu curriculum. Fará rir, chorar, ter raiva, e sem precisar de inúmeros recursos cinematográficos. Obrigatório para os fãs do cinema-cult.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...