terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nem na minha lista negra


Serei direta: Férias Peculiares e Outras Doenças ("Vakansi Yang Janggai Dan Penyakit Lainnya", Indonésia, 2012) é ótimo pra quem precisar descansar da maratona de cinco filmes diários do Festival do Rio, é perfeito para quem precisa dormir. Desculpe pela grosseria, mas quando cinéfilos começam a fazer barulho de saco de pipoca durante o filme, significa que ele é ruim e que o bonequinho, coitado, já vai longe correndo.


Em língua de Machado de Assis, o filme é um cancro, é a própria doença que carrega no título. Nig, uma dona de casa, arranja um emprego numa loja de móveis. Já no primeiro dia, ela consegue vender um sofá, depois de treinar em frente ao espelho com a ajuda de seu colega de trabalho Mur. E lá se vão os dois, entregar o bendito sofá vermelho. Os compradores moram a duas horas da loja, mas um roteiro muito bem construído os faz pernoitar em três hotéis diferentes ao longo do caminho.


Junte a isso mais umas dezenas de falhas, e você vai entender porque as pessoas que resistiram até o fim na sala de cinema caíram num riso de alívio e nervoso quando o sofá finalmente foi entregue. Eu juro, é sério, algumas até aplaudiram, eu inclusive. Pra não dizer que sou insensível, uma coisa vale a pena nesse filme: uma cena linda de estrada. Mas, sinceramente, você consegue dezenas de cenas similares e bem melhores que essa em qualquer Walter Salles.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...