domingo, 14 de outubro de 2012

Rap School!



Muitas pessoas acham que rap se resume a um bando de marginais falando sobre sexo a partir de um monte de palavrões. Mas assim acabam descartando toda a técnica que esse estilo musical envolve. É pra mostrar todo esse trabalho de rapper, MC e DJ que o astro Ice T produz eu primeiro documentário: A Arte do Rap (“Something From Nothing: The Art of Rap”, EUA, 2012). Assim como o gênero que defende, este doc pode ser descartado facilmente à face da adversidade. Mas o que há aqui é um registro inteligente que não pode ser encontrado em qualquer lugar.



Conhecido pelo papel que faz na série de TV Lei e Ordem: SVU, Ice T volta as suas origens como rapper. Não com um mic, nem na telinha, agora é na telona! Ele vai de costa a costa do Estados Unidos entrevistando várias figuras do Hip Hop para tentar descobrir a técnica perfeita para essa música. O longa tem uma meta muito bem definida, mas não organiza suas prioridades. Anônimos dividem o mesmo tempo de câmera com celebridades como Dr. Dre, Emminem, ou Run DMC. Cada entrevistado aparece uma só vez e claramente alguns tinham mais para dizer que outros. No final, você acaba ouvindo a mesma coisa repetidas vezes e tendo que aguentar um pouquinho de baboseira.



Logo de cara, o filme impressiona com a qualidade das imagens. Com luz, cor e enquadramentos de primeira, dá pra ver que esse não foi um investimento qualquer. A coleção de filmagens aéreas bate de frente com várias produções de Hollywood. Dito isso, você fica com saudades de ver pessoas, em vez de cenários tão vazios. Algo paradoxal quando se pensa no público que ajudou a consolidar essa cultura. Outra coisa que faz falta são imagens de arquivo, mais uma consequência do pouco trabalho de pesquisa do diretor.


É difícil recomendar este documentário para quem não gosta de rap. Para quem gosta, ele é suficientemente divertido. Embora o diretor queira chegar em um ponto óbvio desde a largada, o conjunto é um passeio bem trabalhado e muito bem feito. A surpresa positiva desse filme não é se tratar de um tributo ao rap, mas também por ser um trabalho decente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...