domingo, 14 de outubro de 2012

Realidade Aumentada



A nova produção da HBO trouxe para o Brasil Ernst Hemmingway e Martha Gelhorn. O novo longa para a TV do canal americano, apropriadamente denominado Hemingway & Gelhorn (EUA, 2012), conta a história que os dois tiveram juntos. Entre as guerras e o amor (que mais parecia guerra), o filme serve para documentar um período histórico assim como da vida dos dois. A dupla de irmãos, um diretor e o outro produtor, falou sobre o trabalho de pesquisa e reprodução dos personagens, cenários, e período histórico.


Foto: Jess Weiss / Lixeira Dourada

O projeto começou como um filme independente, para as salas de cinema em vez das salas de estar. A primeira vez que os irmãos Philip e Peter Kaufman (respectivamente diretor e produtor) bateram os olhos no roteiro foi há oito anos atrás, e, a princípio, não tiveram interesse no projeto. O interesse só apareceu bem mais tarde, em um trabalho para uma produtora intependente. Infelizmente, essa produtora fechou. Foi aí que apareceu a HBO, interessada em filmar o roteiro.


Foto: Jess Weiss / Lixeira Dourada
Mas fazer um filme para a TV tem suas restrições. Todas as filmagens foram produzidas em uma espaço de 40 dias na cidade de São Francisco, durante um dos piores invernos que a região já tinha conhecido. Em um roteiro com locações pretendidas para redor do mundo, isso dificulta muito, mesmo assim, nada foi feito em estúdio. O porto da cidade parecia com Cuba; a China, Chinatown; Livermore tem a mesma topografia da Espanha; e, se pra deixar os arredores da casa do diretor parecido com a Finlândia só falta a neve, eles arranjaram. O trabalho nesses locais exigiu muita preparação, já que precisavam casar o que foi criado com o matérial histórico.

Foto: Jess Weiss / Lixeira Dourada
Uma coisa que chama a atenção de Hemmingway e Gelhorn no produto final é a forma com que ele conseguiu mesclar imagens capturadas com imagens de arquivo. Se você ficar impressionado ao ver Nicole Kidman no meio da gerra civil espanhola, não se preocupe, não foi bruxaria. Partiu de um efeito que poderia dar explicação às fotografias antigas de Keanu Reeves. O que eles fizeram foi inserir a atriz digitalmente no material de pesquisa que eles recolheram. A mesma técnica foi utilizada para colocar Nicole na faixada da casa de Hemmingway, em Cuba. Já que a equipe não podia viajar para o país por causa do embargo dos Estados Unidos, eles mandaram um pequeno grupo para fazer imagens da casa em que o escritor morou.

Foto: Jess Weiss / Lixeira Dourada
A pesquisa também serviu para jogar uma luz em como eram os personagens título e o relacionamento entre os dois. Enquanto existem vários livros sobre Hemmingway, e esse vivia uma vida pública, o material sobre sua terceira esposa era muito mais escasso. Eles foram atrás de correspondência entre os dois, além de material cedido pela família de Martha. O que se percebeu foi uma vontade dela de falar no relacionamento entre os dois enquanto ele ficava calado. Martha se recusava a ser um rodapé na vida de Hemmingway, e ele acreditava na filosofia de que, se você vive uma grande aventura, você não fala sobre ela. Além dos dois atores, Rodrigo Santoro aparece para fazer o papel trágico de Paco Zarra. O diretor acredita que o personagem é uma amalgama de todos os espanhóis que sofreram durante a guerra.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...